INEP Instituto do Cérebro e Clínica da Memória

Clínica médica especializada em Neurologia, Neurofisiologia, Psicologia, Psiquiatria e Clínica da Memória fundada e estabelecida em São José dos Campos desde 1985. Mario Silva Jorge Fundador

Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH)

Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH)

Segundo o DSM-5 o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.

Levantamentos populacionais sugerem que o TDAH ocorre em cerca 5% das crianças e em 2,5% dos adultos na maioria das culturas.

Não há marcador biológico que seja diagnóstico de TDAH, por isso é caracterizado através de um diagnóstico clínico. Os testes neuropsicológicos são úteis para avaliar déficits específicos.

As manifestações do transtorno devem estar presentes em mais de um ambiente, (como por exemplo, em casa, na escola, no trabalho, com amigos e familiares) e devem estar presentes em um período de pelo menos seis meses. O TDAH tem início na infância e, portanto a exigência de que a apresentação clínica de vários sintomas esteja presentes antes dos 12 anos de idade.

O TDAH se caracteriza essencialmente por um padrão persistente de desatenção e /ou hiperatividade–impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.

Na infância em geral O TDAH se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Crianças e adolescentes podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do trabalho e do cotidiano, dificuldade de memória (são muito esquecidos). São inquietos, vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos.

Ao longo do processo diagnóstico devem ser investigadas: Presença dos critérios clínicos do DMS-5; Reforçadores do diagnóstico como avaliação neuropsicologia (testes e escalas para avaliar a presença e gravidade dos sintomas); entrevista com pais e cuidadores; e informações dos professores e escola ou informantes de convivência próxima.

Desatenção manifesta-se comportamentalmente como divagação em tarefas, dificuldade de manter o foco, falta de persistência e desorganização. Hiperatividade refere-se a atividade motora excessiva quando não apropriado, batucar ou conversar em excesso (nos adultos pode se manifestar como inquietude extrema). Impulsividade está relacionada a ação precipitada, sem planejamento e com elevado potencial de dano à pessoa (como atravessar a rua sem olhar), os comportamentos impulsivos podem se manifestar com intromissões sociais e/ou tomada de decisões importantes sem considerar consequências a longo prazo.

Os critérios diagnósticos determinam o subtipo, que podem ser:

Apresentação combinada: tanto sintomas de desatenção quanto o sintomas de hiperatividade-impulsividade estão presentes nos últimos seis meses.

Apresentação predominantemente desatenta: há presença de sintomas de desatenção, mas não há presença de sintomas de hiperatividade-impulsividade nos últimos seis meses.

Apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: há sintomas de hiperatividade-impulsividade, mas não estão presentes sintomas de desatenção nos últimos seis meses.

Como foi citado anteriormente o TDAH é um diagnóstico clínico, portanto se você se identifica com as características apresentadas anteriormente, procure um profissional habilitado para orientação.

 

 

Joyce Haruyo Biancon Katata

Psicóloga – CRP: 108760/SP

Formação em Neuropsicologia

 

Atualmente, já existe bastante material sobre TDAH disponível nos diversos meios de comunicação. Segue algumas REFERÊNCIAS sobre o tema:

Associação Brasileira do Déficit de Atenção (www.tdah.org.br)

http://materiais.pearsonclinical.com.br/cartilha-aprendizagem

Livro: Vencendo o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade Adulto. Russell A. Barkley. Editora: Artmed. 2011.

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